PÓS-OPERATÓRIO INICIAL
Após o término da cirurgIa , o paciente é encaminhado ao quarto e receberá antibióticos e analgésicos . Quando a reconstrução do LCA é feita com os tendões flexores , normalmente a dor é leve ou moderada . Já quando usamos o tendão patelar , a dor costuma ser mais intensa. Eu deixo o paciente internado uma noite no hospital , dando alta no dia seguinte à cirurgia. Antes de liberar o paciente ,tenho como hábito passar pessoalmente no quarto , examinar o membro operado , trocar o curativo e dar as orientações iniciais , tais como :
– mexer o tornozelo e dedos do pé , melhorando a circulação do membro ;
– uso de compressas geladas sobre a parte anterior e laterais do joelho , mas não na parte posterior . A frequência é de 3 a 4 vezes por dia , por cerca de 15 a 20 minutos ;

– oriento que o paciente pode caminhar apoiando o membro operado , com a auxílio de muletas e com órtese . O apoio do pé no chão ajuda no retorno venoso , diminuindo um possível inchaço . Esta é uma orientação que pode variar de caso para caso , não serve como regra geral ;

– oriento a mobilização ativa do joelho , ou seja , oriento que o paciente mexa seu joelho , dobrando e esticando suavemente até onde se sinta confortável ( é normal não conseguirá fletir mais que 90 graus nos primeiros dias ) ;
– enquanto estiver parado , oriento que deve deixar o joelho o mais esticado possível , mesmo sabendo que a posição de flexão é mais confortável .
O paciente tem alta do hospital e recebe uma prescrição com analgésicos e anti-inflamatórios .
Gosto de reavaliá-lo dentro de 5 a 7 dias , quando já prescrevo sessões de fisioterapia.
A retirada dos pontos se dá por volta do 15 dia , mesmo período em que espero que o paciente esteja caminhando sem o auxilio de muletas e sem o uso da tala .
Com 10 a 15 dias o paciente poderá dirigir um automóvel e com cerca de 1 mês estará andando quase normalmente .
PÓS-OPERATÓRIO INTERMEDIÁRIO
Compreende o período de fisioterapia e reabilitação , desde os 15 dias após a cirurgia até a liberação para a prática esportiva .
Existem diversos protocolos de reabilitação , desde os convencionais até os chamados acelerados( estes visam um retorno mais precoce ao esporte – 4 a 4,5 meses após a cirurgia ) .
O processo de fisioterapia depende muito do FISIOTERAPEUTA , que deve estar familiarizado com este tipo de tratamento . Deve haver uma sintonia fina entre o médico e o fisioterapeuta , que devem conversar entre si para uma melhor resultado .
Cada paciente deve ter um tratamento personalizado , baseado nas suas necessidades , biotipo , cirurgia realizada , disponibilidade de tempo para fisioterapia , entre outros fatores. Assim, é natural que a fisioterapia e reabilitação de um jogador de futebol profissional seja diferente de um paciente que quer apenas voltar a correr nos finais de semana .
A fisioterapia ajudará na recuperação de amplitude articular , na analgesia e no fortalecimento muscular .

De uma forma geral costumo liberar para corridas a partir do terceiro mês .
A partir do 4-5 mês , damos atenção a parte de equilíbrio e propriocepção .
A partir do 5-6 mês , treinos específicos simulando os gestos esportivos ( com bola , por exemplo ) são realizados .
A avaliação periódica do ortopedista , quando se examina a estabilidade do joelho , sua flexibilidade , sua amplitude articular e quando se ouve as queixas dos pacientes , permite avaliar se a recuperação está seguindo seu curso normal.
Em alguns casos , podemos lançar mão de um teste chamado de dinamometria isocinética , que permite avaliar a função muscular , nos dando objetivamente um parâmetro da força muscular .
PÓS OPERATÓRIO TARDIO
Um bom resultado final temos quando o paciente volta a prática de suas atividades cotidianas e esportivas normais , sem queixas. Devemos salientar que por melhor que seja o resultado , o joelho operado é um joelho que exige cuidados especiais . Assim , um condicionamento muscular adequado o protegerá de novas lesões , o treino gestual também segue a mesma linha . O cuidado com o peso é fundamental , evitando desgastes da cartilagem e dos meniscos .