Sinais e sintomas da lesão do LCA

Os sinais e sintomas decorrentes de uma lesão do Ligamento Cruzado Anterior variam muito de pessoa para pessoa . Eles dependem da intensidade do trauma, da existência de lesões associadas , do biotipo da pessoa , da sensibilidade do paciente à dor , da cronicidade da lesão. Assim , descreverei as ocorrências possíveis na lesão do LCA , que podem ou não estar presente em um determinado caso.

A história mais comum é a de um entorse do joelho durante a prática esportiva . É comum haver um estalido , que pode ser percebido somente pelo próprio paciente ou ser audível e notado também pelas pessoas mais próximas. A dor é geralmente intensa e obriga a pessoa a interromper a atividade que estava praticando . Normalmente existe dificuldade de apoiar o pé no chão e a pessoa precisa de auxílio para caminhar . O inchaço do joelho estará presente em quase todos os casos , podendo ser notado imediatamente após o entorse ou no dia seguinte . Há dificuldade para realizar uma movimentação completa do joelho , o paciente normalmente tem um limitação para esticar ou dobrar completamente a articulação .

Diante desta situação , normalmente o médico é procurado e fará sua avaliação inicial . Neste primeiro momento, pelo quadro acima exposto , pode ser difícil realizar testes específicos que comprovem a lesão do LCA , mas a história costuma ser bastante sugestiva e o médico deve suspeitar da ocorrência desta lesão. Uma punção (artrocentese) , que ajuda aliviar a dor , pode ser feita . Em lesões recentes do  LCA , a saída de sangue ( hemartrose ) é bastante frequente.

Descreverei a seguir alguns testes de exame físico que estão presentes na lesão do LCA . Como disse acima , às vezes é necessário o quadro inflamatório agudo ( inchaço e dor ) ceder para que eles possam ser realizados mais confortavelmente e  com mellhor acurácia. Três dos testes mais importantes são :

1) Teste da gaveta anterior : o paciente deitado na maca tem seu joelho fletido a 90 graus e o médico faz uma tração anterior , verificando a presença de uma frouxidão , como se estivesse puxando uma gaveta . O vídeo abaixo ilustra como fazemos isso :

2) Teste de Lachman : semelhante ao teste da gaveta , mas realizado com o joelho mais esticado ( flexão de 30 graus ) . A foto abaixo ilustra o teste .

testedelachman1

3) Jerk test ou pivot shift : teste que simula uma subluxação da tíbia , como se o paciente estivesse falseando o joelho . É um teste muito importante  , mais facilmente realizado quando o paciente está anestesiado . Permite avaliar a estabilidade rotacional do joelho , existindo uma correlação deste teste com a sensação de instabilidade do paciente ( falseio ) . É um teste dinâmico . O vídeo abaixo exemplifica este teste.

Existem inúmeros testes  adicionais disponíveis para o joelho , específicos para o ligamento cruzado , para os ligamentos colaterias , para o menisco , para a cartilagem . É importante o médico realizar uma avaliação detalhada , visando detectar lesões associadas .

Em nosso meio, principalmente do futebol amador , é comum o jogador não valorizar um primeiro entorse e não procurar o médico ( às vezes , até pela dificuldade de acesso ao sistema de saúde ) . Ele relata um tratamento caseiro : utilização de gelo , tomada de algum analgésico disponível em casa , repouso de alguns dias de repouso . Após alguns dias , o joelho realmente pode desinchar e ele volta a jogar. Naqueles casos com lesão do LCA, mais cedo ou mais tarde , episódios de falseio serão usuais e um novo entorse também acontecerá .

Deixe uma resposta