Tratamento não cirúrgico da lesão do LCA

O tratamento não cirúrgico da lesão do LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR  pode ser dividido em duas fases :

– fase inicial : imediatamente após o entorse e os dias seguintes ;

– fase tardia : após a fase aguda do entorse, depois de confirmado o diagnóstico e a decisão por não operar .

A fase inicial tem como o objetivo principal a melhora da dor , a resolução do inchaço do joelho e o reestabelecimento do arco de movimento do joelho . Quando o joelho sofre um entorse e o LCA é rompido , normalmente a dor é intensa e o joelho pode inchar bastante. Tratamos estes achados iniciais através de medicamentos antiinflamatórios, bolsas de gelo , repouso articular através do uso de órteses e muletas . A fisioterapia também pode ser utilizada .

tratamentoinicialentorsedojoelho

Esta fase inicial pode demorar dias ou semanas , dependendo da gravidade do entorse . Após a melhora do dor , da remissão do inchaço , após o joelho voltar a ter uma arco de movimento normal e o paciente conseguir caminhar normalmente , deve-se estabelecer o tratamento definitivo . Daqui por diante, obviamente , deve-se frisar que já foi feito um diagnóstico completo , o médico já esclareceu a situação e o paciente decidiu não operar .

Os fundamentos da fase tardia são :

1) fortalecimento muscular : os ligamentos são os principais estabilizadores do joelho , mas uma musculatura reforçada pode ajudar a diminuir uma instabilidade articular, tornando os falseios menos frequentes . O fortalecimento da  musculatura da coxa  ( quadríceps , isquiotibiais , adutores e abdutores ) , da panturrilha e do quadril é importante. O acompanhamento de um profissional para orientar corretamente este trabalho físico é necessário . Não se deve exagerar na musculação , pois se usada de forma errada pode ser danosa à articulação do joelho .

2) mudança de esporte : os pacientes com lesão do lca e que não serão operados devem ser orientados a realizar atividades esportivas com menos movimentos rotacionais . Assim , corrida , ciclismo , natação , golfe , o remo são esportes ” compatíveis ” com um joelho sem lca. Já o basquete , o futebol , o tênis , devem ser evitados .

3) uso de órteses : os estudos científicos mais respeitados mostraram que o uso de órtese não previne uma lesão do lca , bem como o seu uso também não corrige uma instabilidade do lca .Assim, não costumo indicar nenhum tipo de joelheira para meus pacientes .  Nos EUA , alguns jogadores de futebol americano usam algumas joelheiras bastante sofisticadas , que mostraram garantir uma proteção para o ligamento colateral medial , mas não para outras estruturas do joelho. Portanto, joelheiras de neoprene , não devem ser utilizadas como proteção por pacientes com lesão do lca.

Deixe uma resposta