Radiologia do LCA

O diagnóstico da ruptura do Ligamento Cruzado Anterior começa a ser feito com o histórico de entorse do joelho e com o aparecimento dos sinais e sintomas que o sucedem . Continua com os exames específicos que o médico faz no paciente. Na maioria das vezes , com grande porcentagem de acerto , é possível firmar um diagnóstico de ruptura do LCA sem exames complementares . Mas , por questões legais e até para avaliar lesões associadas , é rotineiro o emprego de exames complementares radiológicos.    Dois são os exames mais usados na avaliação da lesão do LCA :

– Radiografia simples ou raio-X : exame de rápida execução e interpretação , pode ser feito em clínicas e laboratórios. Embora não mostre diretamente a lesão do LCA ( este  é radiotransparente ) , ele possibilita a avaliação do formato do joelho , possíveis anormalidades ósseas e , em alguns  casos , sinais indiretos da lesão do LCA ( fratura de Segond ) .  É um exame importante em casos já operados , pois pode nos mostrar a posição ( correta ou não ) dos túneis ósseos confeccionados e parafusos utilizados na cirurgia de reconstrução do LCA .

posoplca

– Ressonância Magnética Nuclear (RNM): exame moderno que pode ser feito em laboratórios , hospitais ou clínicas especializadas , com capacidade de diagnosticar com grande acurácia diversos tipos de lesões : ósseas , ligamentares , musculares , meniscais e de cartilagem do joelho .

examernm

Assim , permite um diagnóstico preciso , que conjuntamente com o quadro  clínico  , levam o médico a formular um plano de tratamento .  Abaixo mostro imagens de  RNM  com ligamentos íntegro e roto .

ressonanciadolca

Em algumas situações especiais , principalmente pacientes já operados e que utilizaram parafusos metálicos no joelho, a ressonância pode sofrer distorções nas imagens  que dificultam o esclarecimento diagnóstico ; nestes casos , o médico pode solicitar uma ressonância magnética com contraste intra-articular que pode ajudar no resultado do exame . Eventualmente , uma tomografia ou uma artrotomografia podem ser solicitadas.

Deixe uma resposta