Lesões do LCA

O ligamento cruzado anterior do joelho é uma estrutura muito susceptível a lesões , principalmente no meio esportivo . De acordo com a Sociedade Americana de Ortopedia , cerca de 150 mil lesões do LCA ocorrem todos os anos nos Estados Unidos . Não há um número preciso no Brasil .

A lesão do LCA ocorre primordialmente durante a atividade esportiva , mas também pode ocorrer em situações diversas , como dançar , tropeçar , escorregar . Alguns traumas maiores  , como acidentes automobilísticos e motociclísticos , também podem levar a lesão do LCA ; nestes casos , lesões associadas são frequentes . No Brasil , sem dúvida nenhuma que o futebol é o esporte campeão em número de lesões do LCA , mas elas podem ocorrer no basquete , no vôlei , no tênis , no skate , no handebol. Não é infrequente uma pessoa viajar para esquiar pela primeira vez e machucar seu joelho , produzindo uma ruptura do ligamento cruzado.

Embora em número absoluto os homens sejam a maioria dos pacientes com ruptura do LCA , quando comparamos o risco de lesão em condições semelhantes ( no futebol ,por exemplo ) , as mulheres tem uma incidência maior de problemas com o ligamento cruzado ( 2 a 8 vezes mais chance de ruptura ) .

Durante a atividade esportiva , um drible , uma aterrissagem após uma cabeçada , uma entrada de um outro atleta , colocam sob tensão o ligamento cruzado anterior . Se a energia do movimento for muito intensa , ela poderá romper o LCA de uma forma total ou parcial . O mecanismo clássico de lesão do LCA é de uma torção do joelho com o pé fixo no solo , com a tíbia movendo-se para frente em relação ao fêmur .

A ocorrência de lesões associadas , como lesões do menisco , da cartilagem ou de outros ligamentos , é  comum. Se a lesão do ligamento cruzado  não for tratada , as chances de lesões associadas aumentam com o decorrer do tempo.

rupturadolca

Abaixo podemos ver um vídeo exemplificando uma lesão do LCA :

A lesão do ligamento cruzado pode ser total ou parcial , dependendo do número de fibras que se romperam .  Muitas vezes nos deparamos com laudos da ressonância que relatam uma integridade parcial  do LCA . E outras vezes , durante uma cirurgia artroscópica , também observamos algumas fibras íntegras e outras rotas . O tratamento de uma lesão parcial dependerá dos sintomas que o paciente apresenta,  do exame físico que o médico fez antes da cirurgia e  do aspecto do LCA na cirurgia .

Deixe uma resposta